A Graucelsius implementou a metodologia BIM (Building Information Modeling) – conjunto de processos e métodos que são aplicáveis a todo ciclo de vida de um edifício.

Existem vários modelos de modelagem 3D para criação de modelos BIM, no nosso caso, o suporte informático de apoio à modelagem será o REVIT.

Os nossos técnicos receberam formação especializada, teórica e prática, em REVIT.

Em traços gerais o BIM permitirá que informações referentes a determinado edifício, estejam presentes num modelo virtual, podendo ser utilizada para estudos de viabilidade, estudos de eficiência energética, simulação de custos, simulação de prazo, extração de quantitativos, estudo de projetos, manutenção, etc.. Os modelos virtuais, permitem a interoperacionalidade, em todos trabalham e “alimentam” o mesmo modelo, com as diferentes informações relativas à construção do edifício.

Esta metodologia resultará numa melhor gestão do projeto, num melhor acompanhamento da construção, e manutenção do mesmo ao longo da sua vida útil.

A maior diferença é que a partir de agora, as paredes deixam de ser apenas “linhas” e passam a ter informações agregadas (espessura, material, custo, volume, condutividade térmica, etc), dependendo da especificidade com que se crie o modelo e do tipo de informação que se pretenda extrair do mesmo.